quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Danças brasileiras

SAMBA

O Samba nasceu nas favelas do Rio de Janeiro no início do século XX. No final do século XIX , com a abolição da escravidão , muitos negros foram para o Rio de Janeiro para trabalhar nas docas , como vendedores ambulantes , ou como empregadas domésticas. Eles trouxeram consigo suas danças e percussão africanas.
Há várias hipóteses sobre a origem da palavra samba. A palavra samba poderia ter vindo da palavra angolana Semba , o que significa umbigada - o convite para a dança que estava esfregando contra umbigo. Em umbanda , samba significa " ser animado" em línguas bantu , samba significa " dançar com alegria "

O primeiro gravado foi o samba " Pelo telefone " (no telefone ) , em 1916 pelo cantor Donga . Os primeiros sambas foram muito influenciados por outros ritmos da época, como maxixe ( muito rapidamente ) e orientado (um ritmo simples , binário e vivaz ) .Artistas talentosos , como Pixinguinha , Donga , Heitor dos Prazeres e Sinho , gradualmente inventaram os princípios básicos do samba em 2/4 , com destaque para o segundo tempo com um acompanhamento sincopado e ricas linhas melódicas . O ritmo foi dado principalmente por instrumentos de percussão, violão e cavaquinho . Mas para realmente compreender a natureza desse samba emergente, nada melhor do que pensar no Sr. Donga .


FORRÓ


Forró , é ao mesmo tempo um estilo musical e uma dança brasileira . Conhecido em todo o Brasil , existem duas correntes de dança, forró Rastapé ( mais tradicional , que vem do nordeste ) e forró universitário ( de São Paulo ) .O Forró tem agora uma dimensão europeia . Influenciado por outros ritmos como a lambada , mas também salsa, o forró é há alguns anos , a nova dança que invade os bares da capital. Agora é possível dançar todas as noites da semana, em Paris , um dos mais atrativos da capital : o forró.
A expansão do forró no Brasil foi feita na década de 1940 , devido ao êxodo rural , Nordestinos (residentes do NORDESTE ) foram para os estados do sul em busca de emprego . Considerada uma música nerd para o resto da população , os trabalhadores Nordestinos se reuniram para dançar e ouvir o forró . Então, gradualmente , para toda a população brasileira o forró entra na moda e assim se popularizou . O clímax ocorre na década de 60 , com a criação da " Casa de Forró " e as primeiras escolas de samba.

Forró Rastapé

Forró é uma dança jovem, alegre e sutil , misturando toda a sensualidade e tempo (dança-se forró de muito perto, coladinhos ) e energia. No Brasil, o forró é praticado principalmente à noite, após o dia de trabalho , e é por isso que se vê as pessoas dançando e " arrastando" os seus pés. Isto é o que o caracteriza : o pé arrastado - estilo rasta , as bases são repetidas continuamente com muito pouca variação , e o auxílio ( dos braços ) está praticamente ausente.

Forró ... ou Universitário !

page1image26288
O " forró universitário " , mais tarde ( meados dos anos 90 ) , nasceu em São Paulo e já se espalhou rapidamente , especialmente no sul do Brasil. No forró universitário , o xote é mais representado ( para muitos há proximidade entre o xote e reggae ). Na pista, os casais entrelaçados e passos encadeados parecem coreografias. Mas longe disso. Essa impressão é provavelmente devido à contribuição de passos a partir de danças , como a lambada , salsa, samba gafieira as duas etapas americanas ou o tango argentino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário