domingo, 16 de março de 2014

Cozinha brasileira




A feijoada é um prato típico dos antigos países colonizados por Portugal, como Guiné-Bissau, Brasil, Moçambique, Cabo-Verde, Macau o Angola.
Este prato é um prato barato e feito com feijão (é branco no Portugal mas é preto no Brasil),  porco  (é dizer as peças mais baratas do animal, como orelhas, pés e virilha), arroz branco, salsichas e chorizo.
No Brasil, acrescenta-se farofa (farina de mandioca), couve e laranja.
Minha feijoada preferida é a Cabo-Verdiana com milho e peixe.


 


O furrundum é um prato típico da região de São Paulo. É feito de cidra ralada ou de mamão verde ralado com açúcar mascavo. Acrescentar-se canela.


 Moqueca


A moqueca  é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. E tradicional item da culinária baiana. Originalmente esse prato é uma variação de pratos tipicamente indígena. Com efeito, em terras baianas a influência africana foi vital na constituição dos hábitos alimentares, em função do grande número de escravos aí estabelecidos (basta lembrar que Salvador foi o maior porto de entrada de escravos no Brasil até o final do século XVIII).
Moquém em língua tupi significa algo como “secador” para tostar a carne.
Os ingredientes: peixe, suco de limão, óleo de palma, leite de coco, alho, coentro, tomates maduros, pimenta verde, limão verde.
É serviu com arroz e se pode-se acrescentar farinha de mandioca.
Contudo é importante lembrar que os indígenas tinham no peixe um alimento de extrema importância, assim como a farinha de mandioca. Tal associação – peixe-farinha – conservou-se, aliás, na combinação perfeita da moqueca com o pirão, até os dias de hoje.
É um prato longo a preparar porque é necessário deixar o peixe marinhar durante 2 horas.

 Vatapá

Vatapá é um prato típico da Bahia. Também é muito frequente na culinária do Amazonas. O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI.
A sua consistência é cremosa e os ingredientes são: pão molhado ou farinha de rosca, cardina, fubá, gengibre, castanha de caju, leite de coco, cebola, tomate.
Do parecer gastronomes brasileiros, o vatapá seria suficiente à ele único à glória do país.






Sophia Zamora Barbosa e Clémence Aimez


Nenhum comentário:

Postar um comentário